24/03/2008

Os benefício do açaí



O Açaí é uma palmeira típica da Região Amazônica. Além de ter um sabor delicioso e refrescante, é rico em lipídios e vitamina E, que ajuda a combater os radicais livres. A alta concentração de fibras melhora as funções intestinais, percebidas em duas semanas de consumo. A presença de vitamina B1 e o teor elevado de pigmentos anticianianos que são antioxidantes, favorece a circulação sanguínea. Mas, seu componente mais importante é o ferro, indicado no tratamento de anemias e fortalecimento muscular.
Por causa de seus valores nutricionais, o açaí vem despertando o interesse de pesquisadores de todo o mundo. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Pará e coordenada pelo químico belga, Herve Rogez, levantou a tabela nutricional do açaí, permitindo concluir que este é o ingrediente perfeito para um café da manhã reforçado e para praticantes de atividades esportivas, crianças e executivos.
Por ser rico em ferro, fibras, fósforo, minerais, gordura vegetal, cálcio, potássio e vitaminas, a fruta parece ter saído do laboratório dos nutricionistas de encomenda para geração saúde
As qualidades protéicas do Açaí começaram a ser disseminadas por praticantes de Jiu-jitsu, e hoje, a fruta é recomendada para praticamente todos, sobretudo para os idosos e para os que têm problemas digestivos. Quem está de dieta não deve eliminá-lo completamente, pois ele é indispensável no transporte de oxigênio para as células. Segundo Herve Roger "uma tigela da fruta contém o total de fibras diárias necessárias para o homem."
Por suas características microbiológicas o açaí é considerado uma das mais nutritivas frutas da Amazônia, perdendo apenas para a castanha-do-pará. Colhe-se açaí abundantemente durante todo o ano, especialmente no outono.
Seu consumo é feito in natura, em sucos, como doces e sorvetes, entre várias outras formas, que são muito apreciadas, sobretudo no Norte e Nordeste do Brasil, regiões de origem da fruta. A colheita de acaí é abundante durante o ano inteiro, especialmente no outono.

2 comentários:

Marcelo Marat disse...

A apresentação do blog está muito boa. Agora só precisa cuidar pra manter postagens regulares - pelo menos uma vez por semana.
Sucesso!

Bebel disse...

Rosinaldo, muito bom o seu blog. Gostaria de deixar uma sugestão. Vi que você procura dar informações sobre o produto açaí, então sugiro que você informe as pessoas sobre a necessidade de observar as práticas sanitárias realizadas nos locais de venda e manipulação do fruto. No Pará, o principal veículo de transmissão do protozoário causador da Doença de Chagas é o açaí, e isso é causado pela má manipulação do alimento. Por exemplo, na foto que você colocou para ilustrar este texto, já vemos logo de cara que os manipuladores não estão usando EPI (luvas, máscaras, etc). O público consumidor tem poder, e você também pode divulgar a necessidade de escolher pontos de venda que realizem as práticas sanítárias.
Felicidades.