Personagens

A TURMA DO AÇAÍ


Açaí é um garoto hiperativo e que apronta todas... Gosta de pescar, fazer amigos, brincar e se aventurar pelos rios e matas. Parceiro nas “expedições lendárias” de Seu Migué e Seu Manduca floresta adentro e rio afora, Além disso, é ajudante de Seu Manduca no comércio de frutas e pescados no Ver-o-Peso, onde vende Açaí, fruto pelo qual é viciado seja no começo ou fim de cada dia, toma uma tigela cheia do delicioso energético. Tem grande admiração por Lindalva, menina espoletada que evita a todocusto contato com ele (o que não faz nem com reza brava), mas, sem saber, recebe presentinhos dele achando se tratar de mimo de fã bonito que nem galã das revistas da TV. Longe dessa beleza toda, nosso amigo é um tipo baixinho e meio careca (possui só um tufinho de cabelo), sua cabeça lembra muito um caroço de Açaí.



BIRIBINHA AMIGO DO AÇAÍ

De olhos puxados, cabelos pretos encaracolados e pele rosada, Biribinha até parece um forasteiro, um gringo lá das bandas do Oriente. ele e sua irmã, Marina, são resultados de uma mistura de raças, do amor de uma bela nativa por um valente e astuto índio. Mesmo com poucos traços indígenas, adquiriu enorme apreço e respeito pelas coisas que vem e fazem parte da natureza. Fala pouco – mas não é introspectivo – e observa tudo o que ocorre ao seu redor – mesmo quando parece adormecido. Calmo e estudioso, ajuda seus parentes nas tarefas corriqueiras do dia-a-dia. gosta mesmo é de futebol no campinho de chão de terra da comunidade e de nadar com os amigos no igarapé, seu grande amigo é o açaí..os dois vivem aprontando por aí.


INDIA NAIRÁ AMIGA DO AÇAÍ 
Aventureira e destemida, filha do guerreiros. e neta do cacique. Nairá é uma pequena mas experiente protetora  da vida selvagem. Conhece os todos os bichos da natureza. quando algum estranho invadiu um lugar indígena  sagrado ou uma área de mata nativa protegida. Alguns dizem que essa indizinha conhece os redes de floresta. como o curupira, o rei das matas, e que  com ele faz parceria para proteger os animais e as riquezas da floresta. Ela tem uma amiga ararinha azul que funciona como uma ferramenta de  comunicação entre os dois, levando e trazendo as notícias.
Sua mãe descente das Amazonas, tribo de mulheres guerreiras da qual sua avó fez parte. ( aguarde muitas aventuras com essa guerreira)


MARINA AMIGA DO AÇAÍ
Marina  sofreu um acidente na embarcação do pai, conhecida como escalpelamento. Seu cabelo ficou preso no motor do barco. e Ficou totalmente  careca. Ela usa uma peruca e um paninho na cabeça. Mas é uma garota madura, prodígio, e muito inteligente preocupada em resolver questões que envolvem ou dizem respeito ao seu lugar, a sua comunidade. Séria, sem perder seu aspecto infantil, indaga seus coleguinhas e responde aos adultos tudo o que lhe é perguntado, de modo respeitoso, Carismática, envolve todos ao seu redor. Seu irmão, Biribinha, além de ser conselheiro, é também seu
fiel confessor. Os dois são inseparáveis. ( aguarde mais novidades  com a Marina )


URUBU LIMPINHO MASCOTE DO AÇAÍ.

Diferente de seus parentes, Limpinho é um urubu “enjoado”, que não gosta de sujeira e nem come porcarias. uma altivez que incomoda  os outros urubus, é encarado pelas aves de rapina como um estranho no ninho, literalmente. Abandonado quando filhote,  foi adotado por Açaí e virou o mascote da dele, Embora por muitos considerado uma ave agourento, ele é, na verdade, um tipo de observador, um amuleto que  previne a turma de coisas ruins que possam acontecer ao seu redor.. ( aguarde mais novidades com esse urubu.


TRALHOTO MASCOTE DO AÇAÍ 
Estabanado feito uma cabra cega, Tralhoto é um vira-lata, aparentemente, meio bobão. Recebeu este nome por causa de um peixinho natural dos rios amazônicos e que é conhecido pelos grandes e brilhantes olhos. Tem olhos esbugalhados (com eles consegue ver até visagem). Seu faro é apurado para qualquer situação, mas basta sentir o cheiro da comida predileta que abandona tudo o que está perseguindo ou procurando: o cão é um parceiro um amigo fiel. A única desavença é ficar na companhia de Limpinho, seu rival. Sensível, sente estranhamento quando sente algo estranho late como se o mundo tivesse acabando. ( aguarde novidades com tralhoto)


SEU MANDUCA PAI DO AÇAÍ
Pai do piqueno açaí, ele é um profundo conhecedor da região onde vive, Seu Manduca é um caboclo ligado ao Meio Ambiente, às coisas da terra  e dos rios, do tipo que sabe interpretar os sinais do tempo e conversar com os bichos. Experiente na coleta e cultivo de  frutos regionais. como o açaí, cupuaçu, bacuri. e muitas outras frutas. Além de ser um excepcional pescador, coloca tudo o que planta e pesca para vender no Ver-o-Peso, em Belém, onde fica sabendo das últimas novidades da capital. Filho de Seu Migué, também é conhecedor e excelente contador de histórias. ( aguarde mais novidades  com seu Manduca)


SEU MIGUÉ AVÔ DO AÇAÍ 
Seu Migué  um velho contador  de histórias, lendas, visagens  e assombrações. conhece  os mistérios da amazonia. avô do açaí  e pai do seu Manduca. Um homem sabio que conhece a natureza. não gosta que as pessoas  maltrate os animais e destrua a mata,derrubando as arvores, e poluindo os rios. pois é dele que se tira o seu sustento para  viver, paraense papachibé. filho do quilombo e tem muitas histórias pra contar..( aguarde novidades  com seu migué)


DONA PRETA MÃE DO AÇAÍ 
Dona Raimunda Mãe do Personagem açaí. Mas conhecida pela comunidade  ribeirinha como "Dona Preta" uma mulher muito forte, dona de casa, descendentes de quilombolas  adora cozinhar, criar receitas da culinária  paraense, ama o Pará. Sua família  veio do Município  de igarapé miri. interior do estado do Pará... (aguarde mais novidades dessa nega)

Nenhum comentário: